segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Transferência Internacional

   Vou aproveitar o blog para auxiliar pessoas que precisam enviar dinheiro para o exterior. As vezes precisamos fazer uma transferência e não sabemos por onde começar.

   Conheço duas plataformas para enviar dinheiro: a Transferwise e a Remessa Online. Quando precisei fazer o envio de uma valor fiz a simulação nos dois sites para verificar qual seria mais barato. 

   Simulação Transferwise para que no destino a pessoa recebesse 1000 euros:


   Simulação Remessa Online:
   Repare que para que o beneficiário receba os 1000 euros eu preciso de menos valor no Remessa Online. Fazendo esse comparativo percebi que seria melhor tentar no Remessa Online. O cadastro foi rápido e pude logo fazer a transferência. 

   Você precisa indicar se está enviando para outra pessoa ou você mesmo e o motivo da transferência, além do nome completo do beneficiário e o país para onde será enviado o dinheiro. Outras duas informações necessários são o código SWIFT e o IBAN.

    O SWIFT é a sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais. Através dele a comunicação entre contas internacionais é possível e você consegue transferir o recurso que precisa. Você pode pesquisar o código SWIFT aqui, pesquisar no google ou procurar sua agência.

   O IBAN é o que identifica a conta de destino e seu número pode ser localizado nesse site.

   O próprio site do Remessa Online tem mais informações sobre esses dois dados necessários. Após a confirmação desses dados será informado o valor que você precisa transferir e os dados para transferência (você estará transferindo para uma conta corrente do Brasil e eles transferem para o exterior. Depois, é só esperar! O depósito demorou um dia útil para acontecer na conta de destino.

   Além do valor da cotação do Remessa Online ser mais barato, você ainda tem a opção de usar um código de desconto de alguém que já seja usuário e pagar menos ainda. Use o PB0051 e aproveite!!

domingo, 19 de janeiro de 2020

Fundos Imobiliários - #1

Fundos imobiliários são uma forma de você investir em renda variável e receber um "aluguel" com uma periodicidade determinada. Ao comprar uma cota você irá fazer parte de um grupo de pessoas que, juntas, conseguem um montante muito maior e consegue investir em fundos que estariam inacessíveis para pequenos investidos. 

A grande maioria dos fundos imobiliários pagam um rendimento mensalmente e esse rendimento é livre de imposto de renda. Portanto, ao investir em fundos imobiliários você tem duas formas de ganhar dinheiro: através do rendimento ou através da valorização da cota.

Atenção: assim como é possível uma cota valorizar ela também pode desvalorizar, por isso é chamada de renda variável. Mais um destaque: apesar de você não pagar imposto de renda no rendimento mensal, quando a cota for vendida, caso haja lucro, você precisa recolher 20% do lucro e pagar uma guia até o final do mês seguinte da venda. Por exemplo, se você vendeu uma ou mais cotas de um fundo imobiliário em 10/02, até 31/03 você precisa recolher o imposto sobre o lucro.

Até a próxima postagem com mais detalhes sobre os Fundos imobiliários!!

CDI - Certificado de Depósito Interbancário

  Um termo bastante comum no mundos dos investimentos é o CDI. Ao procurar informações sobre determinada renda fixa surge a informação de qu...